O que é Hard Seltzer e qual seu impacto no mercado cervejeiro

Atualizado: Mai 24


O comércio de Hard Seltzers em lata cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Muita gente ainda não conhece a bebida aqui no Brasil mas ela despontou nos Estados Unidos e a tendência é que seja cada vez mais consumida por aqui também.


Afinal de contas, o que é essa tal de Hard Seltzer?


Pense em uma água com gás. Agora adicione um sabor e álcool. Pronto, isso é Hard Seltzer. Podem ser servidas em torneiras, como servimos chope, ou serem envasadas. Falando em envase, para essa bebida em específico, as latas ressoam com as tendências do consumidor atual. A previsão é que a bebida continue tomando espaço nas prateleiras de mercados e nos serviços de bar.


Nas cervejarias não é diferente: a fermentação de Hard Seltzers é uma opção para aumentar lucros e satisfazer clientes que buscam produtos diferenciados. Cervejeiros devem ficar atentos a essa tendência.


O grupo financeiro Goldman Sachs espera que o mercado de Hard Seltzers alcance R$ 170 bilhões em vendas até 2025.



A produção da Hard Seltzer


Fazer uma Hard Seltzer é relativamente fácil: através de uma fermentação bem açucarada, se obtém um mosto que em seguida é diluído e passado por um filtro de carvão ativado para deixar a bebida o mais neutro possível. Depois se adicionam os flavours (sabores), que podem variar desde aromatizantes até opções naturais frutadas.


É possível fermentar Hard Seltzers artesanalmente nos tanques fermentadores, isso mesmo, aqueles que usamos em cervejarias. Com um fermentador cilindrocônico, por exemplo, o resultado é uma Hard Seltzer mais límpida, que consequentemente precisa de menos filtração.


A sugestão para testar receitas de Hard Seltzers é produzir pequenos lotes de uma bebida neutra e analisar os resultados iniciais


A primeira tentativa de fermentação


Vale o preparo de uma Hard Seltzer sem flavours, uma vez que, sendo bem sucedido nessa fermentação, o produto final terá muitas possibilidades de aproveitamento para drinks e coquetéis no bar. Uma outra vantagem em fermentar um seltzer neutro é que ele não “contamina” as torneiras, facilitando a troca para servir cervejas se for preciso.


É importante levar em conta a versatilidade de uma Hard Seltzer “neutra”, que pode ser posteriormente elaborada com diversos aromas e sabores


Além disso, uma Hard Seltzer neutra é perfeita para misturas a base de suco natural, além das tradicionais polpas e aromatizantes. Adicionando suco natural se obtém uma Hard Seltzer mais turva: para clientes que valorizam produtos naturais isso não seria um problema, mas sim um diferencial agradável. Lembrando que a adição de polpa, suco e aromatizantes que contém açúcar deve ser feita somente na hora do consumo, nunca nos barris.


Hard Seltzer fresca e feita na hora


No geral, os clientes que experimentam Hard Seltzers em bares acabam preferindo sabores mais adocicados. Já nas prateleiras do mercado as Hard Seltzers mais escolhidas são as com menor teor calórico. Ou seja, para um bar ou cervejaria que serve uma Hard Seltzer preparada na hora o caminho é proporcionar ao cliente uma experiência mais saborosa e doce.


Mas o importante é ter algumas opções para gostos diversos: elabore uma mistura para uma Hard Seltzer mais doce, outra mais cítrica, uma com menos açúcar, etc. Só não cometa exageros: ter muitas opções acaba por gerar dúvidas na hoa da escolha e torna o serviço de bar menos pragmático.


Aproveite as estações na sua produção de Hard Seltzers


Assim como a escolha por produtos naturais, outra forte tendência entre os clientes mais exigentes é se atentar a sazonalidade dos insumos. Utilizar ingredientes da época é mira certa.


A proposta aqui não é agregar valor mas sim exaltar o valor intrínseco ao produto


Comprar os insumos da época representa um aumento do frescor, geralmente uma diminuição os preços - pela alta disponibilidade do insumo em questão - e implica em poder oferecer um produto exclusivo. Ou seja, além de servir um leque de Hard Seltzers o ano todo, você também irá servir uma opção sazonal e que certamente irá conquistar clientes pelo fato de ser limitada.


Agregue valor à sua Hard Seltzer


Não há um copo ou apresentação específica para Hard Seltzers, mas basta uma busca online para perceber que ela é geralmente servida em copos Highball ou Collins. É interessante que o produto esteja extremamente fresco, (se possível até que se faça a mistura em frente ao cliente), e adicione alguma decoração ao servir esse drink, como uma fatia de laranja na borda do copo, por exemplo. Dessa maneira, você terá um produto diferenciado, de rápido preparo, e que entrega muito mais valor agregado do que se estivesse “apenas abrindo uma torneira”.

100 visualizações0 comentário

Clique para falar com a gente

direto pelo WhatsApp!

Siga a gente nas redes sociais!
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
(47) 99272-0555
Rua Antônio Dib Mussi 522, 801
Centro, Florianópolis - SC